quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Antolhos Musicais

       É realmente triste como essa geração de guitarristas está se tornando tão igual. Alguns dias atrás, fiz uma busca naquela que é a maior ferramenta para divulgação de novos músicos, o Youtube, afim de encontrar novos guitarristas que me "enchessem os olhos". Adivinhem o que acabei achando e o que acabei ouvindo ao final da busca?

       Primeiro, não consegui encontrar ninguém que fugisse desse padrão de guitarristas que tem sido criados no Brasil e no mundo. Creio que o problema seja o fato dessas pessoas, ao invés de procurarem encontrar sua própria sonoridade, sua identidade musical, buscam imitar aqueles artistas que apreciam. É realmente incrível a quantidade de solos parecidos, timbres parecidos...
       Segundo, acabei ouvindo ao final da busca aqueles guitarristas que eu sempre ouço, guitarristas que tem algo a apresentar, algo diferente.

       Essa padronização da forma de se tocar guitarra gera um ciclo, isso porque o público espera do guitarrista um som "A", e ele, por babaquisse extrema, toca da maneira "A". E o faz com o intuito de agradar e por saber que uma parcela do público espera que ele toque daquela maneira.
       A guitarra é um universo tão grande, que abrange inúmeras possibilidades, e mesmo assim as pessoas conseguem se prender a uma maneira de tocar. E não porque gostam, mas porque se aprisionam e utilizam de antolhos musicais.

       Talvez eu esteja errado, e fiz uma busca mal feita. Talvez...

       Fiquem com um vídeo daquele que foi um dos maiores guitarristas que conheço, isso porque ele tinha a capacidade de transformar sentimentos em notas na guitarra, e o fazia de uma maneira genial. Descanse em paz Gary Moore!






Um comentário:

  1. Cara, guitarreando por ai, eu descobri, por mim mesmo e por analogias de brothers e talz, que tocar guitarra é facil, facil mesmo, foda é você ter sua identidade. Você ouve aquele harmônico gritante, sabe que é o Zakk, houve aquela escala menor fritada, sabe que é o Malmsteen, aquele tapping cheio do ganho, sabe que é o Van Halen. Isso que é tocar guitarra...

    Chato é saber que essa galera toda, tá indo aos pouquinhos embora... =(

    ResponderExcluir